terça-feira, 23 de julho de 2013

Dicas da nutricionista: Como controlar o peso no inverno!!!

Dicas da nutricionista: Como controlar o peso no inverno!!!

Olá Pessoal!!

O inverno no Brasil resolveu chegar pra valer hoje! Muito frio e até neve em algumas cidades do país! Por isso resolvi postar para vocês as preciosas dicas da nutricionista Cláudia Lima para ajudar a manter a forma nesse período, e resistir às tentações do inverno!

Para quem quiser se consultar com ela, seguem seus contatos:

Endereço consultório:
Av. das Américas, 500 bloco 22/sala217
Shopping Downtown
Rio de Janeiro – RJ
Telefone: (21) 9649-4798

Bjo no Coração,
Eli BBrandão


ESPECIAL INVERNO: dicas para controlar o peso!

Chegou o frio... E com ele parece que o apetite aumenta!  E também a vontade de comer alimentos mais calóricos. Com isso a gente acaba ganhando aqueles quilinhos indesejáveis. É verdade que no frio o organismo queima mais calorias (energia) para manter a temperatura corporal, fazendo com que as necessidades calóricas aumentem em média 20%. Exemplificando: se suas necessidades são 1500 calorias por dia, nesta época podem aumentar para 1800 em média (esse cálculo varia de acordo com a idade, o sexo, o peso, a altura, a composição corporal e nível de atividade física).
Se a necessidade de energia do organismo aumenta, então por que engordamos?

Os fatores que mais contribuem para o aumento de peso nesta época do ano são:

1 - Redução da atividade física: normalmente as pessoas reduzem a atividade física nos dias mais frios. 

2 - Aumento de calorias "além" das necessidades: pode não parecer, mas 300 calorias significam apenas 1 (uma) fatia de torta, e normalmente, além de nos permitirmos o consumo de algumas guloseimas, a alimentação de um modo geral, tende a ser toda mais calórica.

Outro ponto importante no inverno é a escolha correta dos alimentos e sua forma de preparo para que o nosso organismo mantenha seu equilíbrio. Não adianta compensar a maior necessidade de energia do organismo com alimentos mais calóricos e gordurosos que, além de levar ao aumento de peso, podem prejudicar a saúde. 

Veja abaixo algumas dicas:

1 - Evite alimentos e bebidas frias no inverno, nesta época, preparações e bebidas quentes causam maior sensação de saciedade.

2 - Evite o consumo de alimentos muito gordurosos como creme de leite, manteiga e molhos cremosos. Inclua na alimentação mais legumes cozidos ou refogados e engrosse as sopas com batata cozida. Basta liquidificá-la com um pouco do caldo da sopa.

3 - Prefira comer massas com molhos de tomate ou a base de berinjela ou outros legumes, e não exagere no queijo parmesão.

4 - Use leite desnatado e ricota para o preparo de molhos brancos e utilize pouca manteiga ou óleos no preparo dos alimentos.

5 - Para o famoso fondue de queijo, no lugar do pão use legumes como couve-flor, brócolis, champignon, tomate cereja e outros que sua imaginação permitir.

6 - Substitua os biscoitos amanteigados e recheados por coockies integrais, menos gordurosos e mais ricos em fibras.

7 - Prefira bolos sem coberturas ou cremes e se possível reduza a quantidade de açúcar na hora do preparo. Substitua 1/3 da farinha por farelo de aveia ou de trigo para aumentar a quantidade de fibra no bolo.

8 - Nesta época, podemos utilizar temperos mais fortes para aquecer o organismo como pimentas, curry, mostarda em grãos, cravo, canela e ervas secas. Use-os em sopas, legumes, verduras, assados, risotos, etc...

9 - Substitua doces e chocolates por frutas assadas ou cozidas, adoçadas com um pouco de mel ou melado ou ainda frutas secas ou desidratadas.



Para finalizar, no inverno, muitas pessoas se esquecem de beber água, pois não sentem sede. Mas a hidratação nesta época é tão importante quanto no verão. Não podemos exagerar nas bebidas industrializadas, o ideal é beber pelo menos oito (8) copos de água diariamente e para aquecer, não abuse do café, mas sim dos chás de ervas. Algumas das consequências da má hidratação do organismo são: prisão de ventre, problemas na pele, pele ressecada, lábios rachados e acreditem, aumento de peso (muitas vezes comemos ao invés de beber água!).


Nenhum comentário:

Postar um comentário